"Todo mundo tem condições de cantar"

"Todo mundo tem condições de cantar"

Muitas pessoas concebem o ato de cantar a um dom natural – para alguns, até algo divino – com o qual se nasce, inatingível, pelo menos da maneira correta, que não leve a familiares e amigos fazer brincadeiras com o termo “cantor de banheiro”. Qualquer pessoa, criança, jovem ou adulta, traz dentro de si o potencial do canto correto e afinado, pois a voz é o instrumento musical primário do ser humano.

“As pessoas às vezes olham para a voz e não enxergam um instrumento”, explica a professora de Técnica Vocal, Ingrid Torres. “Antes de o homem executar qualquer som com percussão, por exemplo, que foi um dos primeiros instrumentos, ele já cantava. Então é o nosso instrumento e ele precisa de muito cuidado. Todo mundo tem condições de cantar”, diz.

Ela se refere aos cuidados que qualquer pessoa deve ter com a própria voz e os órgãos relacionados à sua emissão. “Como você limpa um violão, você tem que ‘limpar’ a voz, através de nebulização, gargarejo”, diz. Esses cuidados fazem parte da Técnica Vocal, o conjunto de exercícios para o uso correto da voz. “A técnica não é só para você conseguir uma voz mais impostada, por exemplo, mas para você ter percepção musical, afinar a voz”.

Formada em 2017, pelo Instituto Federal do Sertão (IF-Sertão PE), Ingrid Torres fez aulas de canto antes mesmo de iniciar o estudo superior, numa ainda incipiente cidade no campo do ensino musical na área do canto. “Quando entrei no Instituto é que comecei a estudar canto. Era um sonho de infância”, afirma.

Ingrid estudou Canto Popular e Erudito, tendo protagonizado o espetáculo “A voz da Tela”, quando interpretou árias de óperas de Georges Bizet, Giacomo Puccini, Amadeus Mozart e Heitor Villa-Lobos. “Foi um desafio. Uma hora e quinze minutos de voz e piano”, reconhece. “Depois que iniciei o Canto Erudito me senti mais confortável para dar aula de canto”, completa.

CURSO - A partir do dia 1º de outubro, Ingrid ministrará Canto e Técnica Vocal para os alunos da turma extra, aberta pela Escola de Música Mosaico, em Petrolina. As inscrições para o curso ainda estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de setembro. “Estou vendo que tem pessoas interessadas e tem muita gente com talento, que a gente nem imagina. Cada turma que abre eu fico impressionada”, afirma Ingrid.