Música e os benefícios para o cérebro
top of page

Música e os benefícios para o cérebro

Atualizado: 2 de out. de 2019


Aprender a tocar um intrumento


Os machistas de carteirinha dizem que tocar um instrumento é muito bacana, ajuda a  “pegar” a mulherada”. Confesso que palco exerce uma certa magia em nós mulheres, tive um professor de piano que era o homem mais feio e mal humorado que já vi na vida, porém quando se apresentava se transformava em outra pessoa, ali eu entendi o verdadeiro sentido do sapo virar príncipe, ele tinha várias namoradas, mas acreditem meninas, é muito mais do que isto.

Não importa o tipo, o fato é que não há quem não goste de ouvir uma música, em casa, no carro, durante uma caminhada ou realizando tarefas simples do dia a dia.

Tocar instrumentos musicais tem um feito terapêutico no cérebro. 

É comprovado que saber tocar um instrumento musical trás muitos benefícios para o ser humano.  Poucos sabem é que a musica, além de promover relaxamento e fazer bem para a alma, atua no tratamento de determinadas doenças e ajuda a manter o cérebro mais ativo.

 Aprender musica a partir de uma tenra idade, desenvolve na criança habilidades de leitura, capacidade de aprender, e pode até  aumentar seu QI .Mas ai você questiona ,

 “Já sou adulta, não posso mais aprender musica? Claro que pode!

Adultos também têm muitos benefícios, pois ele desenvolve uma capacidade maior de concentração, melhorando também sua memória.

É um aprendizado constante, é necessário tempo e esforço, ou seja, paciência e perseverança.

Melhora e muito sua coordenação!   A arte de tocar um instrumento exige muita coordenação olhos,mãos,dedos,pulsos,movimentos e braços. Ao ler as notas musicais em uma página, o seu cérebro, subconscientemente deve converter essas notas em padrões motores específicos, dispondo também de respiração e ritmo. Ler música requer notas, contagem, compasso e ritmo, o que pode ajudar suas habilidades matemáticas. Além disso, a teoria de aprendizagem musical inclui muitos aspectos matemáticos.

 A reprodução de uma música por si só requer que você se concentre em várias coisas ao mesmo tempo, como ritmo, altura, tom, melodia, duração da nota e qualidade de som. Isto para nós mulheres é fácil, pois há muito temos que cuidar da casa, filhos, marido, trabalho, sogra, cachorro etc....

Quem tem ou teve a maravilhosa experiência de tocar em um grupo/banda sabe que envolve concentração, ainda mais porque você não apenas deve ouvir a si mesmo, mas você tem que ouvir todos os outros instrumentos, e se esforçar para manter a harmonia.

A música promove a sua auto-expressão e alivia o stress. É o seu instrumento, assim você pode tocar o que quiser nele! Quanto mais praticar melhor poderá tocar. E a música, tocada por você mesmo, é uma forma de expressar sua emoção. Isto tem provado aliviar o stress e pode ser uma excelente forma de tratamento. Aliás, a musicoterapia tem sido útil no tratamento de crianças e adolescentes com autismo, depressão e outros distúrbios.

Os benefícios são infindáveis!

Quando atingimos nossos objetivos é tão gratificante. Superar desafios, realizar o que você nunca pensou que conseguiria  da um sentimento de orgulho muito grande, sem falar o bem que faz as pessoas ao seu redor. Quanto mais você pratica, melhor executa.

A musica tem linguagem universal, não existe fronteiras. Tocar um instrumento pode ser uma ótima maneira de ampliar suas habilidades sociais. Ela aproxima as pessoas, une.

“A música produz um tipo de prazer que a natureza humana não pode prescindir”. Confúcio, filósofo chinês

Enfim, tocar um instrumento musical é bom demais!!!!


Fonte: CAEM 2016

7 visualizações0 comentário
bottom of page